quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Resumo Formação do antigo egito



A civilização egípcia se desenvolveu numa regia deserta, mas que é cortada em toda sua extensão por um importante rio, o Nilo.

Os egípcios eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.

Os antigos egípcios deixaram muitos vestígios materiais de sua sociedade, como templos, pirâmides, múmias. Joias, utensilos domésticos, vasos, roupas.

Os egípcios também foram uns dos primeiros povos a desenvolver a escrita, a escrita usada pelos egípcios se chama hieroglifos, desenhos que significam sons e ideias.

A decifração dos hieroglifos egípcios só se deu no século 19, com a descoberta da pedra de roseta.

Os egípcios foram uns dos primeiros povos a desenvolver a escrita, a metalurgia e a agricultura.

Antes dos faraos existiam os vilarejos,cada conjunto de vilarejos formavam um nomo. Em cada nomo havia um chefe, chamado de nomarca.

Com o tempo nomos com exércitos mais eficientes foram dominando os mais fracos por volta de 2980 A.C. após acordos militares, os nomos do sul (alto Egito) se uniram em um único governante, dando origem ao reino do alto Egito. O mesmo ocorreu com os nomos do norte (baixo Egito),que formaram um reino tamben.

Por volta de 3200 a.c o governante do alto Egito, Menés, conseguiu unir o alto Egito com o baixo Egito, transformando-os num só reino. Assim, tornou-se o primeiro faraó (título do rei do Egito) e fundou a primeira dinastia egípcia.